18 novembro 2013

Desapega.

Love <3 | via Tumblr 
Desapego é a palavra chave para a felicidade. Pode parecer bobagem, ideologia besta de quem levou um pé na bunda ou um tapa (daqueles bem dados) do destino, mas não é. Ou melhor, talvez seja um pouco dos dois e um pouco mais. Mas a verdade é que quando você desapega do futuro, das expectativas, da mania de querer prender tudo ao seu lado, as coisas fluem melhor.

Demorei pra perceber que quanto mais eu corria contra o tempo, mais o tempo corria de mim. Eu tentava, incansavelmente, fazerem as coisas darem certo. Dia e noite. Noite e madrugada. Ficava ali naquela luta contra mim mesma e nunca cheguei a lugar algum. Nunca ganhei coisa alguma. Ou melhor, ganhei sim... Muita decepção, esparadrapos pelo corpo todo e alguns baldes de lágrimas espalhados pelo chão. Ganhei insônia, inconformismo e amigos cansados das minhas lamentações sempre tão iguais. Graças ao apego cego e burro, na minha vida, tudo tinha começos diferentes e fins exatamente iguais. E foi então que eu decidi mudar.

Sabe aquela coisa de o que for pra ser seu, vai ser? Então, isso é muito sério. As coisas acabam voltando, cedo ou tarde. Às vezes demora. Às vezes volta horas depois de ter batido a porta. E é aí que entra o desapego: em não sentar e esperar as coisas, pessoas e oportunidades voltarem. O desapego é deixar ir e não contar os minutos no relógio pra ver voltar. O desapego é deixar ir e seguir um novo caminho também. Desapegar é seguir em frente, por mais que doa num lugar do corpo que a gente nem sabe o nome. Desapegar dói e não é pouco. Afinal, é difícil ver a pessoa amada saindo pela porta da frente e ainda dando tchauzinho. É difícil ver um velho amigo se perdendo por entre ruas escuras e não poder fazer nada. É difícil perder o emprego dos sonhos e não se sentir mal por isso. É difícil perder algo e não sentir vontade de implorar para que volte. Eu sei o quanto é. Mas quanto mais se espera o futuro, menos se tem dele. E às vezes, algumas coisas vão e outras, ainda melhores, acabam chegando.

Então... Desapega! Deixa ir. Se for pra voltar, se tiver que voltar, se a vida quiser que assim seja, uma hora vem. Mas não senta, não chora, não prolonga a dor... D-e-s-a-p-e-g-a. Vive a vida! Conheça bares novos, lojas novas e visite um novo restaurante. Viaje, dance, cante no chuveiro. Mude de cabelo, de guarda-roupa. Mude. Se transforme. Se reinvente. E deixa... Deixa que o que tiver que ser seu, meu, dele, dela e de todo mundo, será. Desapega das coisas que te machucam e deixe que as coisas boas se apeguem a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário