09 fevereiro 2015

É Preciso Aprender Dizer Adeus

Não é em todo fim de frase que as reticências são bem-vindas e nem em todo final de história.

A gente precisa parar com a mania de não colocar ponto final nas coisas por medo de aceitar que acabou. Muitas vezes já vivi situações nas quais o enredo já havia ficado cansativo e a história já estava implorando por um ponto final e eu, boba que sou, insistia em colocar vírgulas e ponto finais até cansar, apenas para não admitir que já era hora do the end. 

Amores acabam, trabalhos, projetos, velhas amizades e até nós acabamos. Mas temos a ilusão de que há um para sempre escondido nas entrelinhas de tudo aquilo que começa a dar errado. A gente insiste em pensar que os obstáculos são apenas testes e que temos, por obrigação, que passar por todos eles pra alcançar um troféu que seria o desfecho feliz. O problema é que nem sempre os obstáculos são testes, às vezes ele são o aviso de que já está na hora de abandonar o barco ou assumir o risco de morrer afogado e, por incrível que pareça, tem gente que prefere remar contra a maré e morrer na praia.

Precisamos aprender a dizer adeus pra tudo aquilo que já deixou de fazer sentido. Para pessoas, lugares e projetos. É necessário entender que existe uma hora que temos que parar de dar murro em ponto de faca e simplesmente dar as costas para aquilo que está nos calejando. A gente precisar aprender a usar mais os pontos finais e menos as reticências se quisermos realmente parar de viver de lamúrias depois de um final não-tão-feliz.

Os casos mais óbvios de pontuação errada estão dentre os relacionamentos. Sempre tem aquela amiga ou aquele amigo que vive reclamando que ele é chato, que ela só o trata mal, que ela não se sente bem com ele, que ele só faz merda. Mas acabar que é bom, nada. E ficam adiando o inevitável, insistindo numa relação sem presente e quem dirá futuro. E depois que as reticências determinam um fim mal acabado sobra a sensação de que todo o esforço foi em vão e, de fato, acabou sendo.

É preciso aprender dizer adeus para conseguirmos dizer olá para o que o futuro nos traz diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário